Missão SNOEZELEN

O Snoezelen, enquanto filosofia de intervenção terapêutica com pessoas com multideficiência, surgiu na Holanda nos anos 70, como uma fonte de exploração e relaxamento numa combinação única de música, efeitos luminosos, vibrações suaves, sensações tácteis e aromaterapia.

As pessoas com multideficiência, com incapacidade nas áreas de desempenho (comunicação, mobilidade…) têm uma restrição na participação activa sobre o mundo que as rodeia: dificilmente solicitam as pessoas, têm dificuldade em expressar as suas necessidades e por vezes até em pedir carinho.

Na intervenção e acompanhamento de pessoas com multideficiência, cujo mundo é o das sensações primárias, é importante pensar no desenvolvimento de cada sentido separadamente e como o estimular. É através da informação recebida pelos sentidos e processada pelo cérebro que nos conhecemos a nós mesmos e nos apercebemos dos sons, dos sabores, dos aromas, das cores, das formas, das texturas, da temperatura, das pessoas, etc., ou seja, contactamos com o mundo.

Neste momento a APADIMP, com a colaboração de muitos, já adquiriu alguns equipamentos, nomeadamente uma piscina de bolas luminosa e uma cama de água musical. A sala tem agora condições de comodidade e luminosidade adequadas e tem sido um sucesso entre os alunos e utentes que beneficiam deste tipo de intervenção. Temos também um Jardim Sensorial, com diversas flores de diferentes cores e aromas, bem como um percurso sobre pisos de diferentes texturas.

No sentido de continuar a proporcionar novas e diversificadas experiências sensoriais aos alunos e utentes com necessidades especiais, há ainda equipamentos que gostaríamos de incorporar na nossa sala.

Ajude-nos a adquirir:
– tapete interactivo com fibras ópticas
– ecrã interactivo com som e luz
– material e equipamento para o Jardim Sensorial

A APADIMP apela à sua colaboração para continuar a cumprir esta missão de equipar uma sala de Snoezelen e respectivo jardim sensorial

Veja também...